RETA FINAL
ARTICLES • 22-04-2015
RETA FINAL

Firenza, ITALIA


 


Estou quase a acabar o livro. E no entanto, mesmo neste finalzinho, parece que derrapa o ritmo... Há prazo, e é para cumprir, mas há também uma resistência cá por dentro.

E é um pouco assim em muita coisa. A última da hora é um dos nossos processos mais lógicos, com história. Quantas dezenas de exames não fizemos já, para os quais deveríamos ter estudado com vários dias de antecedência, e que afinal uma direta na véspera deu conta do recado? Quantas apresentações de PowerPoint não se arrastaram já pela lista de tarefas fora, até que a pressão da noite anterior as resolveu tão bem? Quantos dentes não esperaram já o que tiveram que esperar, numa dor tolerável, até finalmente deixar de o ser: até não sermos bem nós a decidir, mas sim o universo, que, na sua evidência de não haver alternativa, nos empurra, nos embala e nos acomoda à cadeira do senhor doutor para que faça as suas atrozes habilidades.

Mas não é só isto. Ainda há tão pouco escrevi sobre fugir com o rabo à seringa, e tão bem agora o sinto, sabendo que o que evito é o que se evita sempre nestas coisas: entregar. Porque entregar significa submeter à avaliação. E se o que fazemos é quem somos, estamos nós e não o trabalho no banco dos réus.

Felizmente vou vendo a alternativa por entre os dias mais difíceis: quero terminar, porque tenho qualquer coisa para dizer. Porque acho que pode ser útil. Aí surgem-me pessoas, umas mais chegadas, outras mais distantes, e eu imagino-lhes o livro na mão. E, pensando no valor que possa ter para elas, no jeito que lhes vai dar, páro de tropeçar no meu ego, e a coisa flui melhor... até me lembrar outra vez de mim, e me atrapalhar novamente; depois torna a passar, sabendo que sempre volta.

É, isto custa... Não tendo parido, não posso dizer que escrever é como parir. Mas pelo que vi parece mesmo. Enfim, está quase. É que já não posso mais... Eu sei, mas um último esforço. Vá, puxa agora com toda a força!!!...

3 comments
Cláudia Costa
Que tenhas uma boa horinha!
in 2015-05-29 14:42:09
Rita Gil Mata
Ahhh (ou aiiiiii?!).. que custa tanto o fim!
A tradição bem o diz: o rabo é o mais difícil de esfolar.
Perco mais tempo a tentar analisar o que me vai na alma do que a sentar-me e a escrever.
Julgo, no entanto, que há uma expressão que se aplica a teses, a livros, enfim, à produção literária ou criativa ou artística de alguém.
É algo que não se termina. Abandona-se.
Porque não há senão o espelho de nós próprios e nunca poderíamos dar-nos por terminados.
in 2015-04-24 10:53:51
Carmen Cunha
O Gonçalo quer terminar porque... tem qualquer coisa para dizer, e nós... queremos ouvi-lo.

Força!!!

Um livro pode encarar-se como uma obra inacabada, e há sempre a obra seguinte para rematar pontas soltas, novas coisas para dizer.
in 2015-04-23 12:02:24
Leave a comment:

Name *
E-mail
Message *
Verification