REINVENTE-SE!
ARTICLES • 02-07-2015
REINVENTE-SE!

Sky Islands, SCOTLAND


 

Entramos no Verão e aproximam-se as férias. Uma altura propícia para pensarmos no nosso projeto EU. Mais até do que na passagem de ano, julgo ser o Verão o tempo de nos reinventarmos. De mudar de página. De começar outra vez. De respirar a sério no espaço que o calor sempre traz. Essa inércia deliciosa com que nos abrigamos do sol, ou com que derretemos debaixo dele. O tempo a passar mais devagar...

A gestão, em qualquer empresa ou projeto, é uma disciplina que inclui exercícios vitais de planeamento e acompanhamento de progresso. Olhamos para trás e estudamos lucro e rentabilidade. Olhamos para a frente, projetando financiamento e investimento. Analisamos os números da produção, da logística, e da comercial. Mapeamos competências e definimos necessidades de desenvolvimento. Avaliamos os indicadores da qualidade. Fazemos brainstormings sobre inovação e melhoria contínua.

Estas práticas revelam-se cruciais para manter a empresa viva, jovem, dinâmica. Permitem corrigir rumos, manter alinhamento, contar com o contributo de cada um. São a ginástica e a saúde das organizações. Porém, por mais evidente que isto se revele no contexto dos negócios, não sinto que transportemos estes ensinamentos para o nosso campo pessoal. Afinal de contas, quando foi a última vez que pensou de forma estruturada no seu projeto EU?

Faça uma breve análise cronológica dos últimos anos. Se é novidade para si, talvez queira mesmo olhar ainda mais para trás, relembrar como evoluiu a sua vida no geral desde o tempo de estudante. Repensar no que já construiu, no que já alcançou. E, claro, espreitar o futuro, avaliando o que estará ainda por vir, revisitar essa coleção de sonhos que deixou em gaveta para "quando um dia mais tarde"... se calhar já chegou esse dia e nem deu por ela. Enfim, equacionar pontos de viragem ao longo deste próximo caminho que se avizinha.

Acredito que o mundo nos solicita pouco estas reflexões. De uma forma, geral, tendemos a viver o nosso dia-a-dia bem corridinho, às vezes mesmo a reboque das horas que se atropelam numa ditadura implacável. Aí ficamos reféns dos produtos fáceis e rápidos que nos apresentam, prontos a consumir, e que não devemos confundir com verdadeira evolução pessoal: novo telemóvel, novo carro, nova casa, novo ginásio, novo cartão de crédito... Há mais do que isso à espera, se refletimos a sério e pomos em causa o que queremos mesmo da vida. Mas para isso há que dedicar tempo a pensar.

Crie uma steering committee para o seu projeto pessoal. Crie a oportunidade de pensar em si. Como vai de progresso? O q tem corrido bem e o que tem corrido menos bem? Quais os seus indicadores-chave? O que quer introduzir de novo? Estará a precisar de renovar interesses, dar uma lufada de ar fresco no seu círculo social? Repensar o seu branding pessoal, dar um salto significativo na sua carreira, combater algum conforto, para espevitar os ânimos? Pense nos seus valores mais fundamentais: segurança, diversidade, ligação, significância, aprendizagem, contributo... como os pontua? A quais gostaria de dedicar mais atenção? Como está de relacionamento interpessoal? O que tem sentido em demasia e não gosta? O que lhe faz falta sentir mais vezes?

Reinventarmo-nos é preciso. Regularmente. Como quem gere um projeto! Por isso, este Verão, estas férias, num dia de calor ou numa caminhada pela montanha, tome um tempo, que seja um par de horas, para pensar um pouco em si e atualizar o seu projeto de vida! Vai ver que daí sairão coisas fantásticas...

 

Gonçalo Gil Mata


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu acredito e defendo que pode perfeitamente fazer este exercício autonomamente e de forma periódica. Mas, se para si for difícil encontrar o tempo e o espaço certo para o realizar, se quiser juntar à reflexão um quê de glamour e exclusividade, se preferir ser conduzido nesse processo por especialistas, num formato estruturado e ao mesmo tempo notavelmente relaxado, numa espécie de carrossel de auto-descoberta, relembro que está aí à porta uma oportunidade única para usufruir de um dia diferente, num ambiente especialmente pensado para esse fim: o REINVENTION DAY 2015.

Assim, se considera que esta é para si uma boa altura para pensar sobre estes temas, teria muito prazer em conduzir pessoalmente a sua reflexão no REINVENTION DAY deste ano. O evento decorrerá no THE YEATMAN HOTEL, no Porto, num cenário privilegiado de tranquilidade, com vista soberba sobre o rio e a cidade. Pense nisso: um dia especial, certamente merecido, inteiramente dedicado ao seu projeto "EU"!

 

Faça já a sua inscrição no evento deste ano, ou saiba mais informações aqui.

 

Leave a comment:

Name *
E-mail
Message *
Verification